A Indústria 4.0, conceito que está moldando o que se espera do setor industrial no presente e futuro, conta com diversas tendências no mercado atual. A revolução tecnológica está tornando mais acessível o uso de serviços que antes estavam restritos às grandes empresas.

Segundo a ex-chanceler da Alemanha, Angela Merkel:

“A indústria 4.0 é a transformação completa de toda a esfera da produção industrial através da fusão da tecnologia digital e da internet com a indústria convencional.”

Isso cria a necessidade das empresas em se adaptarem ao que os clientes estão exigindo delas no momento.

Em 1926, Nikola Tesla, grande inventor, engenheiro eletrotécnico e engenheiro mecânico, disse: 

“Quando a tecnologia sem fio for perfeitamente aplicável, a Terra inteira será convertida em um imenso cérebro, o que de fato é, com todas as coisas sendo partículas de um todo real e rítmico”

Essa fala de Tesla traz para nós uma boa visão de como compreender melhor a ideia de IoT e seu funcionamento conectado.

 

IoT – Internet das Coisas

A cada momento percebemos o quanto a tecnologia tem alcançado as coisas mais básicas e usuais em nosso dia a dia. São avanços tecnológicos que crescem com uma necessidade cada vez mínima de intervenção humana.

Atualmente temos conectados, em todo o mundo, mais de 10 bilhões de dispositivos IoT, e a projeção é que alcance 22 bilhões em 2025.

A Internet das Coisas (IoT) é uma descrição sobre a rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, software e outras tecnologias e tem como principal objetivo conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. 

Esses dispositivos podem variar desde objetos domésticos do dia a dia a ferramentas industriais avançadas. 

Embora a ideia de IoT não seja novidade, uma sequência de avanços recentes em diversas tecnologias diferentes tornou-a prática. IoT Industrial (IIoT) refere-se à aplicação da tecnologia IoT em ambientes industriais, especialmente em instrumentação e controle de sensores e dispositivos que envolvem tecnologias de nuvem.

Alguns usos comuns da IoT na indústria:

  • Fabricação inteligente;
  • Ativos conectados e manutenção preventiva e preditiva;
  • Redes de energia inteligentes;
  • Cidades inteligentes;
  • Logística conectada;
  • Cadeias de suprimentos digitais inteligentes;
  • Eficiência operacional e maximização dos lucros;
  • Novos serviços e modelos de negócios;
  • Maior conhecimento para tomadas de decisões.

 

Internet das Coisas e sua influência na Indústria

Atualmente, é difícil encontrar uma grande empresa que já não invista nessa tecnologia. 

É por meio da Internet das Coisas (IoT) que é possível promover a comunicação entre máquinas e outros equipamentos de gestão, sendo possível acompanhar a produção da empresa. Com isso, um funcionário não precisa verificar, pessoalmente, o funcionamento de tudo.

A Internet das Coisas avalia dados, gera relatório e torna todas as empresas do ramo industrial mais produtivas e modernas. Tornar o dia a dia dos trabalhadores mais simples e proveitosos é o grande objetivo do desenvolvimento dessa tecnologia.

 

A Automação Industrial aumenta sua disponibilidade

Sabemos que um dos maiores desafios para a manutenção industrial é aumentar a disponibilidade de suas máquinas.

Ter uma solução que contenha aplicativo para dispositivos móveis otimiza a operação e o planejamento dos serviços da manutenção passa a ser uma grande vantagem competitiva.

Pois a melhor maneira de inovar em um setor industrial é quando há uma identificação de tendências de comportamentos no mercado e se antecipa para aplicar uma nova ideia.

 

A antecipação sempre será um passo para o sucesso!

 

Com o ITSS PM RUN, você tem uma ferramenta cloud que proporciona mais agilidade no acompanhamento operacional, entregando um grande aumento na produtividade nas empresas, simplificando o gerenciamento do planejamento de manutenção (PCM) ao facilitar o controle, acompanhamento e execução das atividades diárias nas equipe técnica de manutenção. São informações estratégicas em tempo real para auxiliar toda a gestão e tomada de decisão. E tudo isso sem burocracia e com o menor custo de investimento do mercado.

A era da Internet Industrial une máquinas inteligentes, análise computacional avançada e trabalho colaborativo para gerar profundas mudanças e aumentar a eficiência operacional.

Com o ITSS PM RUN, a manutenção industrial terá acesso ao histórico dos equipamentos, movimentações, pessoas, processos e manutenção corretiva. 

É uma solução que irá modernizar a área da manutenção e gerar resultados notáveis, automatizando e aumentando a disponibilidade de suas máquinas.

 

Conclusão

Sua empresa precisa acelerar os processos tecnológicos e digitais, pois a inserção de processos da Indústria 4.0 irão transformar conceitos, elevar patamares, influenciar a nova geração de funcionários e colocar sua cultura em um nível de produtividade e comprometimento que a nova indústria exige.

Tecnologia não é mais o futuro, ela já é o presente. Você ficará de fora?

Leave a Reply