O mercado industrial e tecnológico está em constante evolução, sempre trazendo soluções para as necessidades que as empresas apresentam, principalmente quando falamos dos maquinários de produção e seus processos de manutenção.
Com o surgimento de novas tecnologias é fundamental ter um olhar mais detalhado para cada pequeno movimento, buscando formas inteligentes de impactar cada setor industrial e otimizar processos para facilitar as tarefas diárias.
Não obstante, precisamos entender que não apenas a evolução de equipamentos, maquinários e softwares é a tendência para os próximos anos, mas saber que toda a cadeia participante dos processos industriais precisam acompanhar as inovações, principalmente as pessoas envolvidas.
O que é inovação?
Temos muitos conceitos sobre inovação, mas precisamos identificar qual o melhor significado para a correlação com tudo que vivemos no mercado industrial.
Inovar nada mais é que criar algo novo, a possibilidade de introduzir novidades, renovar, recriar. Precisamos ter claro em nosso conceito que a inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.
Inovar é, em sua essência, gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Se não gerar benefícios para a empresa, a novidade até será uma invenção, mas não será inovação.
Dentro do conceito de inovação existem no mercado algumas ondas de evolução pela qual as empresas se encaixam para deliberar sobre o assunto.
Ondas de Evolução da Gestão da Inovação
- P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) – grande investimento em P&D como forma de fazer inovação
- Inovação Aberta – O conhecimento para gerar a inovação não precisa ter origem apenas dentro da organização
- Design Thinking – O usuário como principal alavanca de insights para o esforço inovativo
- Startups – Conexão com o ecossistema empreendedor e a inovação em modelo de negócio;
- Data Innovation – Ciência de dados e inteligência artificial.
As grandes empresas sempre definem uma linha de onda de evolução para lidar com esse tema internamente e se posicionar no mercado, organizando a maneira que a inovação será conduzida.
Além das ondas de evolução, saber sobre os tipos de evolução irá auxiliar a inserção da gestão de inovação em sua indústria:
- Inovação Radical – Muda o cenário de uma marca, seja do mercado ou da dinâmica empresarial.
- Inovação incremental – Adiciona novidades, seja no produto, na marca, nos métodos de produção, sem promover uma mudança muito brusca.
- Inovação disruptiva – Acompanha mais o mercado do que uma marca, é um movimento escalável, que atinge muitas pessoas ao mesmo tempo.
Encaixar as ondas de evolução com os tipos de inovação será chave para o sucesso da transformação tecnológica industrial.
Toda inovação passa pelo tripé
Quando abordamos assuntos concernentes à indústria, sempre há uma máxima, um verdadeiro mantra pelo qual é balizado toda estruturação: Pessoas, processos e tecnologia.
Sabendo do mantra “Pessoas, processos e tecnologia”, percebemos um movimento interessante (e preocupante) no mercado.
Atualmente todo mundo tem focado suas energias para a tecnologia, fugindo da complexidade de criar e conduzir processos e se esquecendo de um pilar fundamental, pessoas.
“Para a evolução no tema inovação é necessário capacitar pessoas para tal“
Washington Araújo
Falar de inovação para a manutenção passa diretamente pelo tripé pessoas, processos e tecnologia. Não há como o foco ser apenas em um ou dois dos três itens, pois o equilíbrio será prejudicado e não haverá crescimento sustentável.
Precisamos falar sobre pessoas
Para se ter um ambiente inovador, a liderança precisa preparar o time para construir isso. Investir em inovação sem preparar os processos e treinar as pessoas é perder tempo e investimento.
O maquinário não funciona sem a intervenção humana, os processos não se cumprem sem o acompanhamento de desempenho da liderança, por isso desenvolve pessoas para que as atualizações inseridas nas empresas sejam proveitosas e tragam o real resultado do investimento.
Por isso, Inteligência Emocional como habilidade necessária para a gestão e desenvolvimento de pessoas visando o crescimento em gestão e inovação precisa estar em pauta quando o assunto é transformação de inovação.
De uma dor nasce uma inovação
Sabemos que a inovação sempre é resposta a uma necessidade de transformação, assim entenda que todas as dificuldades operacionais são a principal fonte de crescimento e desenvolvimento para a indústria e manutenção.
“De uma dor nasce uma inovação”
Washington Araújo
Por isso, reforçamos o quanto é fundamental investir em pessoas para que essa capacitação se transforme em percepção crítica que resultará em resultados positivos.
Não é necessário apenas aguardar o mercado apresentar inovações, mas que elas tenham vazão interna que fluirá para o crescimento industrial e redução de custos operacionais.
Trends para 2023
Dentro de análises de mercado, listamos algumas das principais tendências de inovação para o mercado da manutenção industrial, confira!
- Smart Solutions – Sistema de Gestão para atender ou otimizar processos com acesso online a informações. Foco no aumento da produtividade;
- Sensores de monitoramento – Combinação de tecnologia IoT e a aplicação em smartphones e sensores;
- Hololens – óculos de realidade mista e realidade aumentada;
- Scanner 3D Portátil com Inteligência Artificial – Manufatura aditiva (reduzir tempo gasto com a modelagem).
Conheça o ITSS PM RUN
Para 2023 é fundamental ter acesso a ferramentas que simplifiquem a atuação, evolua o controle de informações e aumente a produtividade.
O ITSS PM RUN é um aplicativo mobile que otimiza a operação e o planejamento dos serviços da manutenção e é 100% integrado ao SAP-PM. Possibilita acompanhamento em tempo real e pode ser acessado tanto online quanto offline, facilitando o acesso às informações importantes para o processo de manutenção, pois é uma ferramenta cloud que proporciona agilidade e auxilia diretamente na redução do uso de papel, gerando economia e aumento na produtividade.
Conclusão
Falar de inovação é lidar com o novo, com a necessidade de aquisição do conhecimento através de aprendizagem, armazenamento do conhecimento pelo indivíduo e organização, distribuição do conhecimento pela comunidade de prática e utilização do conhecimento através da capacidade dinâmica.
E tudo isso investindo na capacitação humana e desenvolvimento do time pela liderança.
A inovação nunca irá parar, ainda temos muito o que descobrir e desenvolver no mercado industrial brasileiro e mundial.