O pensamento Lean é uma inovação no processo de manutenção que temos atualmente. Afinal de contas, o modelo de manutenção convencional que a maioria de nós conhece, já não é considerada suficiente. Digamos que é um modelo de atuação ultrapassado, quando comparado aos modelos que temos.

Porque afinal de contas, o modelo tradicional não é capaz de entregar resultados tão bons. A falta de planejamento faz com que haja maior incidência de falhas, o que interfere também na margem de lucros e na baixa da equipe que se sente sempre sobrecarregada.

Por isso é preciso implementar processos de melhoria contínua focada na melhor gestão de ativos. Dessa forma é possível eliminar desperdícios e agregar valor.

Manutenção Lean

A manutenção lean é transformadora, vai muito além de uma simples metodologia. É uma forma de pensar a manutenção de forma estratégica, levando em consideração dados e métricas colhidos sistematicamente. Dessa forma, a manutenção começa a gerar valor para a empresa e em decorrência disso, começa também a ser valorizada.

Mas como implementar a manutenção lean?

O objetivo da manutenção lean e eliminar/reduzir os excessos. É possível por exemplo, reduzir o esforço, o tempo, o espaço e as falhas.

Para tornar isso possível, é essencial seguir os valores da manutenção lean. O primeiro deles é especificar o valor com precisão. Como assim? É preciso entender a necessidade do cliente. As áreas da produção e da qualidade são exemplos de clientes da manutenção.

Para conseguir especificar o valor, antes é preciso rastrear todos os clientes e quais são suas necessidades. O passo seguinte é identificar e definir um fluxo de valor e junto isso, definir também todos os recursos necessários. Dessa forma, será possível definir quais são as etapas/estágios necessários para satisfazer as necessidades do cliente.

O passo seguinte é fluir o valor com maestria, ou seja, garantir que o processo não seja interrompido por causa dos desperdícios que são comumente encontrados na manutenção. É preciso ter as informações corretas e os recursos necessários para cumprir com esse princípio.

O quarto princípio do Lean é entregar valor ao cliente no momento certo. É preciso que a manutenção esteja alinhada a produção, para caso seja necessário realizar intervenções na linha. Dessa forma, é possível evitar maiores perdas.

E o último princípio é criar valor para o cliente através da melhoria contínua. Para manter a manutenção lean, de fato, é preciso promover a melhora constante e contínua.

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