Nós sabemos que a pandemia afetou de várias maneiras diferentes o mercado de trabalho e algumas áreas. Entretanto, alguns foram afetados de forma muito direta e por isso decidimos falar sobre o novo perfil do profissional de TI, que precisa se adequar para atender as demandas do mercado.

Pensando nisso, convidamos o especialista Paulo Ricardo para falar sobre esse novo perfil e sobre as mudanças causadas pela pandemia.

O fato é que a pandemia pegou a todos de surpresa e inúmeras empresas tiveram que se adaptar, seja pelo amor ou pela dor. E infelizmente, a maioria teve que ir pelo trajeto mais doloroso. Muitas empresas e gestores resistiam a essas mudanças que já ocorriam em outros países, mas a pandemia não deu escolhas a não ser se adaptar a esse novo formato.

O ponto positivo é que a tecnologia esteve ao nosso lado nesse momento e nos ajudou a supera-lo. Entretanto, como humanos e como profissionais de TI foi preciso desenvolver algumas outras skills e ao contrário do que ocorria antigamente, estamos falando de skills comportamentais e não técnicas.

Novas skills do profisional X.0

Velocidade para se adaptar e para gerar valor

Essa é uma das skills mais requeridas nesse momento. Quem se adaptou mais rapidamente, sofreu menos com os impactos das mudanças repentinas que a pandemia trouxe.

E essa velocidade também garantirá que os novos processos sejam dominados para a geração de valor. É preciso errar rápido, consertar mais rápido ainda e com isso evoluir os processos.

Criatividade e persistência

A persistência leva a criatividade. Afinal, a criatividade é encontrar formas diferentes de resolver um mesmo problema e é preciso ter muita persistência para conseguir o melhor resultado possível.

E nesse momento, muitos problemas precisaram ser solucionados de forma rápida e prática, por isso, a criatividade se tornou uma skill muito importante.

Empatia e resiliência

Apesar de estarmos sempre envolvidos com ferramentas tecnológicas e processos automatizados, não podemos nos esquecer de que estamos sempre lidando com pessoas.

As pessoas são a peça chave de todo e qualquer projeto, por isso, é muito importante não nos esquecermos da empatia. É preciso ter sensibilidade e sempre se colocar na posição do outro.

Isso interfere muito no clima do time e consequentemente na produtividade do mesmo. Por isso, essas skills se tornaram tão importantes.

Tecnologia & pessoas

Outro ponto apresentado por nosso convidado diz respeito as skills gaps, que significa uma lacuna de habilidades.

Cada vez mais a tecnologia tem feito parte do dia a dia das empresas. Inúmeras tecnologias tem sido implantadas, entretanto, não tem sido fácil preencher as vagas de quem lida diretamente com essas tecnologias.

E aqui, fica claro que não basta investir apenas em soft skills, as hard skills continuam a ter relevância, principalmente quando dizem respeito as novas tecnologias. Como o próprio Paulo disse, esse mercado é um “oceano azul” e quem se preparar para entrar nele, com certeza colherá resultados excelentes!

O profissional dessa nova era, o profissional X.0 precisa ser adaptável, ágil, curioso e sempre motivado pela inovação. Quer entender melhor sobre esse novo perfil? Então confira abaixo a palestra ministrada no Disrupção Industrial sobre o tema!

Leave a Reply